Luciano Andolini Luciano Andolini

Blog

playing-acoustic-guitar-bigstock-female-hand-close-up-playing-o-530969982

Review mensal: Janeiro

2 02UTC FEVEREIRO 02UTC 2016 by Luciano Andolini

Esse é o primeiro experimento público dentro de alguns outros que iniciei em 2016. Portanto, acho que antes de começarmos, vale uma breve explicação do que está acontecendo.

Eu, basicamente, sempre fui um grande preguiçoso. Sinto que gostava da fagulha criativa, mas tinha uma habilidade não-lapidada e nunca me dei ao trabalho de realmente perseguir uma melhoria estruturada. Então, minha rotina em tudo era, basicamente, uma sucessão de ataques de energia e disposição, pontuada por longos períodos de apatia e cansaço. Eu era e ainda sou bastante fogo de palha.

Mas a diferença é que agora resolvi trabalhar nisso.

Iniciei um ritmo bem mais disciplinado, me utilizando de vários recursos que vim estudando ao longo do ano passado. Alguns eu já havia experimentado de forma um pouco mais informal, outros eu tentei de maneira mais aplicada e colhi frutos mais ou menos perceptíveis. E acho que já estou no ponto de abrir com as pessoas esses métodos, na esperança de trazer mais alguns comigo nessa jornada e, também de refinar meu método com as visões de outras pessoas.

Esse é um resumão, talvez eu aprofunde mais esse processo em outros posts no futuro. Agora, o que pretendo, é compartilhar mensalmente o que tentei, o que deu certo ou errado e os insights que possam surgir.

Enfim, ao mês de janeiro.

Hábitos que estou tentando formar

Tenho uma série de hábitos que considero saudáveis mas nunca tentei implementar de forma realmente compromissada. Bem, antes tarde do que nunca, diria minha avó. Então, cá estou eu, tentando mudar esse quadro com alguns deles.

Tenho usado como ferramenta de monitoramento o 7 weeks, um app que serve justamente para monitorar a implementação de novos hábitos.

Foquei nisso, especificamente, em janeiro:

  1. Acordar cedo: eu tenho uma dificuldade enorme com isso. Quero mudar isso para não ter a sensação de que o meu dia inteiro é só o trabalho, sem tempo para fazer mais nada. Cumpri 22 de 27 dias com o desafio valendo.
  2. Atividade física diária: Iniciei a partir do dia 5 a tentativa de fazer atividade física diariamente. Consegui cumprir 22 de 27 dias.
  3. Meditar diariamente: Falhei miseravelmente. Apenas na última semana consegui sair do ciclo de culpa e reforço para efetivamente sentar e praticar. Ou seja, só cumpri 4 dias de 27.

O que estou lendo

Há uma semana iniciei a leitura de um livro do Pat Pattinson, que ensina técnicas de escrita especialmente para canções. Chama-se Writing Better Lyrics: The Essential Guide to Powerful Songwriting.

Iniciei também um desafio de escrita baseado num capítulo do livro que bem daria um post. Vou aguardar finalizar e compartilhar mais detalhes.

O que assisti

Eu assisti Luther, da BBC, pelo Netflix, sobre o detetive que dá título à série. Gostei e recomendo.

O que estou ouvindo

Abri uma playlist no Spotify, chamada “Maravilhas Aleatórias“, contendo músicas que ouço por aí e acho interessantes. O critério não é nenhum senão esse, então, espere para ver Iron Maiden do lado de Charles Bradley e Willie Nelson junto com Eagles of Death Metal.

Um fato insólito

Fui bloqueado do Facebook por 30 dias graças a um post denunciado no Facebook do PapodeHomem. Não posso interagir com nada nem ninguém por lá. No final, tem sido uma experiência proveitosa, ainda escrevo um post sobre isso em algum momento.

Como avancei com meus projetos musicais

Desde o ano passado venho trabalhando em um EP com 4 músicas autorais. De uns tempos pra cá, tenho trabalhado lentamente nas músicas, mas mais do que isso, venho lapidando as bases que vão me permitir levar isso adiante melhor.

A principal é esse site onde você me lê, que foi feito utilizando o Trello como gerenciador de projetos. Meu método foi não estipular um prazo, mas simplesmente fazer pelo menos uma tarefa por dia. Quando menos esperei, já tinha uma versão mínima viável para colocar no ar. Esta mesma.

Ainda tive tempo de me reunir com o Felipe Junqueira, que vem produzindo as canções. Fui pra Paranapiacaba com a Ana Higa, que gravou um vídeo meu tocando. E também falei com o Ismael dos Anjos, que vai cuidar das fotografias promocionais do EP.

* * *

Para começo, é isso. Agora, podemos iniciar fevereiro. :)

LEAVE A REPLY